quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Alma diluída

Essa chuva que derrete tudo

Derrete o olho no rosto
que desce a tarde a olhar

Derrete o coração dos amantes
que sem piqueniques e bicicletas
não podem se encontrar

Nunca me acostumei com água caindo do céu
E nunca ninguém entendeu essa minha estranheza
- Eu acho que minhas palavras também liquefazem-se

E os sonhos derretidos
(a parar no sofá
e pensar no estar-aqui)
se tornam assim
mais maleáveis
mais possíveis

Tornam-se quase reais
se as gotas caem
como saliva tua
nos meus vãos
ou preenchem
o vazio das minhas mãos

E amanhã
ao sol nascente
ao calor crescente
a água ascendente
tudo vai se evaporar

E apesar desse modo
caber em todos os cantos,
os sonhos só parecerão me escapar
e gasosos ficarão meus encantos
e mais limpo ficará meu olhar.

19 comentários:

Anônimo disse...

Gostei desse também! (Novidade...). Sabe, enquanto lia este poema eu fiquei me imaginando deitado na rede de sua casa, naquela perto da churrasqueira, olhando a chuva cair e sentindo nos poros o calor da terra que a chuva tentava esfriar...

Elka Waideman disse...

é Daniel... a rede não está mais lá, mas a terra continua a perfumar...
e o engraçado foi que hoje o sol nasceu e o mormaço chegou...
mas acho que os sonhos continuam aqui. rs
beijo.

João Vicente Nascimento Lins disse...

Para variar outro poema seu que eu adorei ler hehe, de resto estou com saudades, mal vejo a hora de ir para Assis, beijos

Anônimo disse...

Que delícia este seu poema em voz alta!!!
beijo

Anônimo disse...

Olhares oblíquos iguais ao de uma Capitu que observa as gotas de chuva entremeadas com lembranças...

Anônimo disse...

Essas palavras contém uma sensualidade incrível, sabia? Um cheiro de amor, misturas de sabores, sensações... Vc é uma pessoa mto apaixonada, por tudo, pela vida, pelas pessoas, pelo real... Falta o café e o chocolate. Um beijinho.

Elka Waideman disse...

Simone,
Eu sinto, literalmente e sem devaneios piegas, que vivo de amor.
descobri há um tempo o quanto isso é possível...

Anônimo disse...

É possível sim alimentar-se de "som de cigarras". As mesmas que cantavam em árvores fumantes?

Anônimo disse...

Elka, que bom que vc não se inibe em dizer abertamente que se pode viver de amor. Sem medo de ser piegas. Eu fico tão feliz de saber que uma pessoa jovem pensa e vive assim. "Todo amor vale a pena". Seja ele amarelo, preto, branco ou verde e rosa. Amar é sempre bom. Nas tuas reticências ficaram por dizer...

Elka Waideman disse...

Anônimo, a chuva me traz muitas lembranças doces.
Sempre um sentimento de que a alma fica tão derretida que pode ser acariciada...

Anônimo disse...

Alma derretida, plasmada, dissoluta, liquefeita...o importante é o sentir "escorrer" pelos dedos imaginários.

Anônimo disse...

E tudo que é sólido se desfaz?

Anônimo disse...

"Já entrei contigo em comunicação tão forte que deixei de existir sendo. Você tornou-se um eu. É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar: olhei pra você fixamente uns instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isso de estado agudo de felicidade. Estou terrivelmente lúcida e para que alcanço um plano mais alto de humanidade. Ou da desumanidade”

Clarice Lispector - Água Viva

Perfeito. Qualquer coincidência é mera semelhança?

Elka Waideman disse...

um tanto quanto curiosa pra saber desse Anônimo que me decifra tanto.
quase um Sinônimo.

pois se deveria saber quem é... fico na dúvida.

um beijo a você.

Anônimo disse...

Decifrar-te? Como? És uma esfinge(para alguns).Mas, para aqueles que chegam mais próximos(partilham emoções e devaneios) é possível delinear que por trás da dura e pontiaguda rocha há sensibilidade(cortante até).

Anônimo disse...

Há pequenos lampejos em post anteriores. Vide.

Anônimo disse...

O chato da vida real com suas provas,testes e aferições nos privam de seus textos. Saudades de algo novo. Boa Sorte.

Anônimo disse...

Incógnita

Este anônimo
Coloquemo-no em palta
Pois na virada do sinônimo
Realmente tem feito falta.

Anônimo disse...

Jogo paralisado?